Realizou-se no passado dia 8 de Maio, no pavilhão municipal, uma conferência de imprensa promovida pelo Sr. Presidente da Câmara de Santo Tirso para apresentar o balanço da Política Desportiva Municipal. Acompanhado pelo vereador responsável pelo pelouro, José Pedro Machado, o edil informou das novidades que muito espantaram alguns Tirsenses.
A primeira grande novidade foi a de que existe (!) uma Política Desportiva Municipal. Todos os jovens Tirsenses, interessados pelo desporto neste concelho com certeza ficaram surpreendidos, mas ao mesmo tempo agradados com tal revelação, e curiosos sobre as linhas desta política.
Foi pena, que não se tivesse falado dessa Política Desportiva Municipal, já que tudo o que veio depois desta revelação surpreendente, foi o anúncio de actividades avulsas que todos os anos, a CMST leva a cabo para disfarçar o actual vazio deste pelouro.
De qualquer forma, de certeza que a seu tempo seremos informados das estratégias desta politica, que incluirá talvez um Plano Municipal do Desporto muito bem elaborado, pelos responsáveis do desporto, liderados por José Pedro Machado.
A segunda novidade foi a construção de um campo relvado natural ou sintético no Parque Urbano da Rabada. Outra boa novidade, mas… pelo que deixa entender, o campo vai ser metade natural e metade sintético? Ou vai ser natural, e depois por baixo terá um sintético (e muda-se conforme o tempo)?
Esta indecisão (natural ou sintético) deixa a impressão que ainda não está decidido, e ainda não será já que se fará este campo de treinos. Talvez seja feito e inaugurado nas próximas eleições autárquicas, tal como fizeram com o resto do Parque da Rabada (aberto ao público, coincidentemente, uma semana antes das últimas eleições).
A terceira grande revelação foi a construção de uma Zona Desportiva junto ao Pavilhão Municipal. A juventude da cidade recebe com grande satisfação esta notícia. Apenas ressalvar que, por todos os concelhos do nosso distrito, vemos zonas desportivas, já construídas há muitos anos, das quais os jovens se podem servir gratuitamente. A CMST, no século XXI lembrou-se que precisa de ter uma zona desportiva.
De referir também, que o Sr. Presidente da Câmara, realçou a construção de parques e\ou pavilhões desportivos em várias freguesias como: Refojos, Santiago da Carreira, Rebordões, Vila das Aves, Lama, Agua Longa. É de saudar a autarquia pela construção destas infra-estruturas.
Aguardamos apenas que um dia se lembrem de freguesias como S. Miguel do Couto, que está fisicamente perto da cidade sede de concelho, mas que não tem condições. Os jovens dessas freguesias também precisam de condições para viver no dia-a-dia e não podem esperar pelo fim-de-semana (quando têm tempo de se deslocar a Santo Tirso).
Esperamos então, que nesta Política Desportiva Municipal se inclua a preocupação com a construção de infra-estruturas em freguesias desfavorecidas. Que se incluam programas de apoio e ajuda a associações, colectividades ou clubes que não tenham visibilidade (pois essa visibilidade também não chega sem condições para isso). Que se incluam estratégias de apoio a todos os atletas profissionais, semi-profissionais e amadores, estejam eles ligados a instituições ou pratiquem sozinhos as suas modalidades.
Esperamos isto e muito mais da CMST e do seu vereador do desporto que é realmente jovem, e que se pensar pela sua cabeça, sem dúvida pensará jovem como nós. Pensará nas nossas preocupações e nas nossas necessidades.